Translate

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A memória e sua importância....



"... Minha querida,

Sempre me relacionei com a memória sabendo de sua importância, mas preferindo o esquecimento por sua potência de fuga quanto a um passado vivido que, mesmo sendo possível recuperar, nunca me interessou como arquivo. 
O fato é que a memória não tem necessariamente a ver com o passado. A memória não é arquivo. A memória é experiência presente...

... Por mais que eu tivesse lido e relido ( existem alguns textos que bebo como água de que dependo para viver) os comentários de Jean Pierre Vernant sobre a "meléte thanátou", a memória da morte, esta disciplina ou exercício da morte não fui capaz de entender que, ao entrar na memória, se está no lugar de uma construção-destruição. 

Vernant conta que este exercício tinha, para os gregos, a função de purificar a alma "concentrando-a, recolhendo-a em si mesma a partir de todos os pontos do corpo, de modo que assim reunida e isolada ela possa desligar-se do corpo e evadir-se".

É esta concentração do corpo que é preciso reter quando se pensa o que fazer com a memória, no que ela significa como potência de experiência. 

Reunir a alma a partir de todos os pontos do corpo para desligar-se dele e poder "evadir-se"..."

( Diálogo Dança - Tiburi &Rocha )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sensibilize-se!